quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mostra Cultural Estéticas das Periferias no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso em agosto


  Evento organizado pela Ação Educativa, Centro Cultural da Espanha em São Paulo e Centro Cultural São Paulo terá atividades realizadas no CCJ durante o mês, além de outras espalhadas por toda a cidade
 
O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso está no roteiro das atividades da Mostra Cultural Estéticas das Periferias, no mês de agosto. Organizado pela Ação Educativa, Centro Cultural da Espanha em São Paulo e Centro Cultural São Paulo, o objetivo do evento é exibir e discutir a cultura das periferias, com foco na produção artística, sua qualidade e originalidade e não apenas os aspectos sociais a ela relacionados. As atividades percorrerão mais de 30 espaços culturais da cidade, entre bibliotecas públicas, parques, praças e instituições culturais, entre eles, o CCJ, e acontece de 21 a 26 de agosto.
 
Segundo Karen Cunha, Diretora de Programação do CCJ, grande parte da programação mensal foi organizada dentro da Mostra. “Nossa ideia é exibir a diversidade da produção cultural e a reflexão estética da periferia. Haverá atividades prévias e no decorrer da Mostra Cultural Estética das Periferias, como shows, exibição de curtas metragens, exposições e oficinas de artes visuais e saraus de literatura”, explica Karen.
 
O show oficial de abertura terá Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci fazendo um espetáculo de samba exclusivo no CCJ, dia 21 de agosto às 20h30. Mais informações no site www.esteticasdasperiferias.org.br.
 
Todas as atividades do CCJ são gratuitas. Horário de atendimento: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. O endereço é Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo. Telefone: (11) 3984-2466. Confira os serviços e a programação completa no site http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
 
Confira a programação da Mostra no CCJ:
 
Atividades prévias à Mostra Cultural Estéticas das Periferias
 
Música
Caos do Subúrbio
O coletivo Caos do Subúrbio traz novas perspectivas aos amantes do Hip Hop, sem perder a essência de militância, luta e ancestralidade. Em 2011 eles lançaram seu primeiro disco, ''Canibais do Novo Tempo''.  Dando continuidade, o grupo lançará seu primeiro DVD, com o mesmo título, nos palcos do CCJ. O evento contará com a discotecagem de DJ Pow, DJ Dagoma, show de Potencial 3 e apresentação de Mamuti 011.
Dia 05/08, domingo, das 15h às 19h. Local: Anfiteatro.
300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 14h, na recepção do CCJ.
 
Mulheres Periféricas Cantam
O projeto reúne cantoras de variados estilos, que fazem do canto inspiração para enfrentar as adversidades e celebrar as conquistas coletivas. Parcerias e atuações com Gaspar (Z’África Brasil), Banda Preto Soul, Las Pretas, Sarau Elas, Rosana Bronks, 509-E e Detentos do Rap são algumas das experiências acumuladas dentro deste grupo de mulheres. Com: Luca, Mira Potira, Dessa Souza, Paula da Paz, Amanda Negra Sim, Zuleica, Marta Moura e Nena.
Dia 17/08, sexta, das 20h às 21h30. Local: Anfiteatro.
300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ.
 
Uma Biografia do Samba Paulista: Roda de samba - “Velha Guarda da Camisa Verde e Branco”
O projeto contribui para a preservação da memória do samba paulista registrando ensaios, desfiles, rodas de samba e depoimentos dos inúmeros personagens que contribuem ativamente para a construção desta história.  Os registros serão disponibilizados no site do projeto, que será lançado no CCJ, no dia 18 de agosto, numa grande festa comandada pela roda de samba da Velha Guarda da Camisa Verde e Branco. Projeto selecionado pelo Edital Primeiras Obras.
Lançamento do site e Roda de Samba: Dia 18/08, sábado, das 18h às 20h.  Local: Teatro de Arena.
300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ.
 
CCJ e Fábricas de Cultura apresentam: Projota - “Realizando Sonhos”
Show de lançamento do DVD “Realizando Sonhos”, gravado em Curitiba em novembro de 2011, em uma apresentação que reuniu um público de quatro mil pessoas. Morador do Lauzane Paulista (ZN) e destaque nas batalhas de MC desde 2006, Projota se tornou um dos grandes nomes do rap nacional. Esta programação é realizada em parceria com a recém-inaugurada unidade da Vila Nova Cachoeirinha do programa Fábricas de Cultura. Participação especial: Karol Conká, Rashid, Terceira Safra, DJ Caique e outros.
Dia 19/08, domingo, 16h. Local: Na rua, em frente ao CCJ. 
Livre. Não é necessário retirar ingressos.
 
Artes Visuais
Narrativas Urbanas, O Teatro do Mundo
A exposição criada pelo artista Marco Aurélio Ribeiro constrói uma cartografia afetiva de paisagens da Zona Norte. Aos sábados, o artista realizará oficinas relacionadas diretamente às técnicas, personagens e cenários criados para a exposição.  
Oficinas:
04/08 – Oficina de tecelagem
11/08 – Oficina de maquete
18/08 – Exibição e debate: “Metropolis”, de Fritz Lang
25/08 – Oficina de fuxico
01/09 – Oficina de bonecos
Horário: das 13h30 às 16h. Local: Hall de Entrada.
Maiores de 14 anos. 20 vagas por oficina. Inscrições até 03/08, na recepção do CCJ ou pelo e-mail: insc...@gmail.com
 
Exposição: 
De 01/08 a 02/09, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Local: Hall de Entrada e Biblioteca.
 
Fachada Ilustrada: Vitché e Jana Joana
Um dos pioneiros do movimento do graffiti em São Paulo, Vitché faz ilustrações, pinturas em diversos suportes, esculturas em madeira e outros materiais. Seu trabalho mistura as artes plásticas com o mundo do circo de uma maneira lúdica e única. O traço feminino de Jana Joana valoriza a singularidade e criatividade da mulher e remete à cultura brasileira em formas geralmente registradas em preto e branco. Seu trabalho aborda temas como a maternidade e inserção da mulher nas artes. Atualmente, o casal tem feito exposições dentro e fora do Brasil, com passagem por Cuba, Europa e Estados Unidos. Durante o mês de agosto, os dois artistas renovarão a fachada da entrada do CCJ com suas ilustrações. Montagem: de 05 a 20 de agosto. 
www.vitche.com.br
www.janajoana.com.br/blog
 
Atividades – Mostra Cultural Estéticas das Periferias
Música 
Abertura da Mostra Cultural Estéticas das Periferias: Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci 
Oriundos da periferia paulistana, estes três artistas têm se destacado na cena musical brasileira por conta do sucesso de seus respectivos trabalhos solos. Por exemplo, Kiko é parceiro do Criolo na canção “Mariô”, do álbum “Nó Na Orelha”. Rodrigo Campos e Criolo já se encontraram nos shows de lançamento do Bahia Fantástica. Kiko e Rodrigo fazem parte, junto com Marcelo Cabral e Rômulo Froes, do projeto Passo Torto, que rendeu o CD de mesmo nome, vencedor do Prêmio Nacional da Música Brasileira. Agora, depois de tantos “encontros bilaterais”, os três finalmente se juntam no palco do CCJ para um espetáculo exclusivo, calcado em um repertório de samba: estilo musical fundamental na formação de todos eles.
Dia 21/08, terça, 20h30. Local: Anfiteatro.
200 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h30, na recepção do CCJ.
 
3ª Semana de Cultura Motoboy: Poeta dos Motoboys Convida
O rapper e ativista Marcelo Veronez, o Poeta dos Motoboys, apresenta suas composições, criadas ao longo dos 10 anos em que trabalhou como motoboy pelas ruas de São Paulo. O show faz parte da programação da 3ª Semana de Cultura Motoboy, evento que reúne e promove artistas representantes desta classe: mensageiros, motoboys, motogirls, couriers etc. Organização: Coletivo Canal Motoboy. Curadoria: Eliezer Muniz (Neka).  
Dia 24/08, sexta, 20h. Local: Anfiteatro.
 
Cinema
Mostra Curta Periférico
A mostra reunirá nove documentários de Peu Pereira e João Claudio de Sena, integrantes do coletivo Arte na Periferia, e a série de programas “Hip Hop Cozinha” que apresenta o MC e músico Zinho Trindade, bisneto de Solano Trindade, entrevistando rappers enquanto prepara jantares em sua cozinha. Entre os entrevistados estão Criolo, Max BO e MC Fino. Realização: Agência Popular Solano Trindade. www.ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
Dia 22/08, quarta, das 18h30 às 21h30. Local: Espaço Sarau. 
 
Programação de curtas:
“Panorama, arte da periferia”
(2007, 50 min). Direção: Peu Pereira. O filme apresenta um panorama da arte produzida na periferia de São Paulo e traz depoimentos dos artistas envolvidos.
 
“Risco de periferia”
(2011, 9 min). Direção: Peu Pereira. O grupo de pesquisa Poéticas do Urbano em colaboração com o coletivo de produção audiovisual Arte na Periferia apresenta Risco da Periferia, um curta-metragem realizado em julho de 2011, a partir de uma ação coletiva de graffiti em um dos becos do Capão Redondo, na periferia da zona sul de São Paulo. Através de entrevistas, o vídeo traz à tona um debate sobre o graffiti e os riscos inerentes a esse tipo de expressão artística.
 
“Bicicloteca”
(2011, 9 min). Direção: Peu Pereira. São Paulo, Campo Limpo, zona sul. Um poeta resolve colocar bicicletas com cestas de livros para empréstimos em pontos de ônibus. Desta ação inusitada, surge o curta-metragem Bicicloteca, com o mesmo nome do projeto de Robson Padial, o poeta Binho, que há cinco anos realiza o Sarau do Binho num bar do bairro de Campo Limpo em São Paulo, onde todas as segundas-feiras diversos artistas compartilham suas criações artísticas.
 
“Hip Hop Cozinha”
(15 min). O músico e MC Zinho Trindade entrevista rappers enquanto prepara jantares em sua cozinha. Entre os entrevistados, Criolo, MC Fino, Max B.O. e outros. Serão exibidos seis episódios. 
 
“Grajaú, onde São Paulo começa”
(2011, 26 min). Direção, roteiro e edição: João Claudio de Sena. Articulado a partir da ideia de um street-movie, “Grajaú, onde São Paulo começa” conduz sua narrativa por meio dos percursos e inquietações de vários artistas que vivem neste carente e populoso bairro no extremo sul da cidade de São Paulo, às margens da maior represa urbana do mundo. Fugindo dos estereótipos de exotização da violência e pobreza, o documentário busca construir a imagem deste imenso bairro paulistano, de mais de 500.000 habitantes, através da produção artística e de sua peculiar localização geográfica.
 
“Do São Francisco ao Pinheiros”
(2006, 50 min). Direção: João Claudio de Sena e Paula Morgado. Originários da Aldeia Brejo dos Padres, localizada às margens do Rio São Francisco (sertão de Pernambuco), vários grupos começaram a migrar para São Paulo, a partir dos anos 1950. Fugindo da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra, muitos se fixaram na favela do Real Parque, próximo ao Rio Pinheiros, onde hoje somam 700 pessoas, dos 2000 residentes na Grande São Paulo. Este documentário pretende ser um caleidoscópio da visão Pankararu acerca desta viagem que não tem fim.
 
“Poesia no ar”
(2010, 7 min). Direção e edição: João Claudio de Sena. Vídeo sobre a 4ª edição do evento Poesia no Ar, um dos eventos mais bonitos da periferia paulistana, realizado pela Cooperifa. No dia do evento o sarau reúne centenas de poetas e pessoas da comunidade e lança no céu da cidade cerca de 500 balões com poesias e mensagens amarradas.
 
“Escutando a cidade” 
(2012, 2 min). Direção e edição: João Claudio de Sena. Vídeo experimental realizado a partir da janela do diretor, tendo como tema de fundo a música “O Marco da Era”, de Tom Zé.
 
“Imargem Bienal”
(2011, 2 min). Direção e edição: João Claudio de Sena. Vídeo sobre intervenção artística realizada pelo Coletivo Imargem, durante a 29ª Bienal de Artes de São Paulo.
 
Literatura
Sarau É Ponte e Atravessa Qualquer Rio
Neste dia, os diversos saraus que vêm celebrando a poesia e o encontro nos pontos esquecidos da cidade, se juntam para trocar informações, se fortalecer e firmar a costura desta rede que envolve a cultura de resistência por uma comunidade melhor.
Dia 25/08, sábado, das 15h às 20h. Local: Espaço Sarau

Nenhum comentário:

Postar um comentário