sábado, 18 de agosto de 2012

Estrias


Conheça a melhor forma de combatê-las

Uma das maiores preocupações estéticas das mulheres, as estrias, finalmente já têm tratamento. De acordo com o dermatologista Dr. Adelson Marinho, as estrias se formam a partir do rompimento das fibras da pele e causam um efeito de cicatriz irreparável, mas a indústria da beleza e estética vem alcançando bons resultados a partir de novas técnicas, aparelhos e formas de prevenção.

Entre suas causas o dermatologista cita a pré-disposição genética, o aumento constante de peso, uso de corticóides e alterações hormonais. “A gravidez também é um momento em que a mulher está muito sujeita a desenvolver estrias, devido a grande distensão sofrida na pele, principalmente na barriga, seios e parte inferior dos braços”, explica o médico, que completa: “Pessoas que passam constantemente pelo efeito sanfona, ou seja, o hábito de engordar e emagrecer com frequência, também podem desenvolver estrias”.
Segundo o Dr. Adelson Marinho, a prevenção pode ser feita através de exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, além de beber muita água e hidratar bastante a pele. “Estes são hábitos rotineiros que devemos ter para controlar e amenizar o surgimento dessas linhas que deformam o aspecto da pele. Mas não é suficiente, por isso há cremes e tratamentos modernos que são aliados na prevenção contra as estrias”, ressalta.

Ele afirma ainda que uma hidratação diária na pele com cremes apropriados favorece a sua hidratação e torna a ruptura células mais difícil. Os cremes podem ser indicados tanto para mulheres grávidas que procuram se prevenir contra as estrias, quanto por pessoas com propensão para o problema, geralmente pessoas com a pele mais firme e ressecada, são as mais sujeitas a sofrer com o problema.

O dermatologista cita dois tipos de estrias: “As estrias mais recentes tem cor avermelhada e correspondem mais rapidamente aos tratamentos. Já as esbranquiçadas, que são as mais antigas, são mais resistentes, porém ambas podem ser amenizadas se tratadas corretamente”, diz.

De acordo com o médico o tratamento estético para amenizar as estrias é longo, e os resultados são demorados, mas a satisfação é garantida.

Tipos de tratamentos

Antes de adotar qualquer método para tratamento, o médico reafirma que é necessário consultar um dermatologista que irá lhe indicar a melhor solução para o seu caso. Geralmente os profissionais indicam fazer dois tratamentos combinados, para um melhor resultado. Entre os mais indicados, estão estes abaixo listados:

Peeling: na fase inicial das estrias, o peeling feito com ácido retinóico pode ajudar bastante. Ele provoca uma esfoliação da camada superficial da pele, fazendo crescer uma nova camada, sem as temidas linhas. São indicadas no mínimo dez sessões para visualizar o efeito.

Intradermoterapia: uma injeção de vitamina C é feita ao longo de toda a estria, o que estimula a formação de uma nova camada de pele e aumenta a produção de proteínas. Essa técnica consegue uma diminuição na altura e espessura das estrias.

Laserterapia: o laser atua na redução dos vasos sanguíneos das estrias, o que diminui sua cor avermelhada. Com esse tratamento consegue-se atenuar bastante a aparência da estria. É necessário um intervalo de quinze dias entre as sessões e são necessárias no mínimo dez sessões para que seja notado o resultado.

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2012/8/17/estrias-211686.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário