sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dicas de Saúde e Estética – Cirurgia plástica: cuidados importantes


Ser submetido a um procedimento cirúrgico não é uma experiência normal para a maioria das pessoas. Conhecer todas as etapas do tratamento pode constituir um caminho para proporcionar mais conforto e tranquilidade. De acordo com o Dr. Alan Landecker (CRM-SP 87.043), Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e autor do livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente, alguns cuidados antes e depois da cirurgia plástica podem prevenir possíveis complicações e promover um resultado estético mais satisfatório. “A colaboração plena do paciente, seguindo as instruções dadas pelo cirurgião, e a ação de uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas estéticos e nutricionistas, tem grande importância no resultado do procedimento”, afirma o especialista.

O pré-operatório
A segurança deve ser prioridade absoluta em qualquer cirurgia plástica, por isso a escolha do médico, que deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e do hospital, que deve possuir um centro cirúrgico com instalações adequadas, são bastante importantes. Além disso, a realização de exames de sangue, eletrocardiograma e alguns exames de imagem fazem parte da avaliação pré-operatória de rotina. “Estes exames visam a demonstrar se o paciente apresenta alguma contraindicação à anestesia e ao procedimento cirúrgico. Dependendo do caso, exames mais complexos podem ser necessários, por isso uma avaliação clínica antes da cirurgia é recomendável”, explica o Dr. Alan Landecker.

O pós-operatório
A preocupação com o pronto reestabelecimento dos pacientes e controle do resultado operatório, faz com que muitos cirurgiões ofereçam uma atuação multidisciplinar com o envolvimento de fisioterapeutas (demarto funcional), que atuam na recuperação do corpo humano, na prevenção de possíveis inocorrências, amenizando efeitos da cirurgia como edema, hematomas, seroma, cicatrização, dor e desconforto. Segundo o Dr. Alan Landecker, paralelo ao seu consultório cirúrgico há a Clínica de Estética Dr. Alan Landecker, que possui fisioterapeuta, nutricionista e personal trainer envolvidos no reestabelecimento dos pacientes, pois juntos esses profissionais podem cuidar melhor e mais rápido da visualização dos efeitos da cirurgia realizada. “Um protocolo de tratamentos pós-operatório adequado é de extrema importância para a recuperação do paciente”, afirma o cirurgião.

De acordo com Lucely Lustre, fisioterapeuta, especialista em fisiologia do exercício e fisioterapia dermato-funcional, o uso combinado de terapias como drenagem linfática, ultra-som, endermologia, microcorrentes, termoterapia, vacuoterapia, laser e outros adequados a cada caso, faz com que o corpo reaja melhor, facilita a modelagem facial e corporal, melhora a cicatrização, auxilia na redução de edemas e acelera o processo da recuperação tecidual.

Para complementar o período pós-operatório a coordenadora de pacientes e nutricionista funcional Camila Borduqui afirma que a nutrição é bastante importante. Veja abaixo algumas dicas:
Ø  A alimentação deve ser leve, porém nutritiva, rica em proteínas, vitaminas e minerais, bem variada e pouco gordurosa. Faça o seu prato ficar sempre colorido.

Ø  Não queira fazer regime neste período, pois  pode prejudicar todo o trabalho feito e ainda ficar com o sistema imunológico comprometido, adquirindo uma infecção e prejudicando a cicatrização.
Ø  Realize de 5 a 6 refeições por dia, evitando líquidos durante as mesmas. Beba no máximo 200 ml por refeição.

Ø  Reduza a carne vermelha. Dê preferência as carnes brancas e magras, principalmente os peixes ricos em ômega 3 (salmão e atum).

Ø  Ingira as recomendações de líquidos e água para o caso, especialmente nos caos de lipoaspiração. Nestes pacientes é fundamental ingerir de 2 a 3 litros nos primeiros dias após a cirurgia, podendo intercalar com água de coco (natural) que é um isotônico,, chás e suco de frutas natural.

Ø  É importante que seu intestino funcione bem no período da recuperação, portanto, procure consumir alimentos laxativos como: frutas com bagaço, abobrinha, abóbora, agrião, cenoura crua, berinjela, beterraba, espinafre, chicória, jaca, manga, morango, mamão, ameixas, palmito, quiabo, castanha-do-pará, nozes, avelã, abacate. Sempre que possível substituir os cereais por integrais, pois contém maior quantidade de fibras.

O apoio da família e dos amigos é fundamental durante o período de recuperação. Porém ocasionalmente alguns pacientes podem ouvir comentários de pessoas leigas que, apesar de não intencionais, podem levar a algum gra de instabilidade emocional. “Confie na capacidade e experiência do cirurgião escolhido, ele deve informar honestamente sobre o progresso e as expectativas em termos de resultado final”, finaliza. O Dr. Alan Landecker.

Dr. Alan Landecker, formado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo, iniciou sua formação em Cirurgia Plástica com o Professor Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante três anos. Tornou-se Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-cirúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, New York e Texas Southwestern, um dos mais importantes centros de formação em cirurgia plástica dos Estados Unidos, o que permitiu desenvolver estudos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em revistas internacionais especializadas.

Após alguns anos de prática no Brasil, Dr. Alan Landecker voltou aos Estados Unidos a convite do Dr. Jack P. Gunter, um dos criadores da técnica de Rinoplastia Estruturada. Tornou-se então, especialista em cirurgia plástica de nariz pela University of Texas Southwestern, sendo atualmente instrutor do prestigiado Dallas Rhinoplasty Symposium (curso teórico-prático em cirurgia de nariz, realizado anualmente em Dallas, Texas – EUA), além de ser autor de vários capítulos do livro Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters, best seller mundial sobre cirurgia de nariz, atualmente.

Outros procedimentos realizados pelo Dr. Alan Landecker:
Face – Mamas – Implantes Mamários – Abdome – Lipoaspiração – Pálpebras – Orelhas – Braços – Coxas Cirurgia Reparadora – Procedimentos faciais estéticos

Fonte: http://buxixo.tv/dicas-de-saude-e-estetica-cirurgia-plastica-cuidados-importantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário