segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Médico fala sobre cuidados com microvarizes

Quem sofre com os vasinhos, como são popularmente chamadas as telangectasias e microvarizes, acaba recorrendo a um tratamento, muitas vezes, por preocupações estéticas. No entanto, o objetivo de qualquer tratamento vascular é sempre melhorar a condição circulatória.

“A busca pelo tratamento pode ser puramente estética, mas o caso pode ser decorrente de algo mais sério”, alerta Luiz Marcelo Aiello Viarengo, médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

Segundo ele, é preciso estar atento aos seguintes sintomas, que devem ser investigados rapidamente:
- edemas (inchaço), 
- formigamentos, 
- sensação de peso e inquietação nas pernas, 
- dores, 
- câimbras, 
- e até pigmentação na região do tornozelo.

O problema é mais frequente em mulheres, mas também acomete os homens, e pode ocorrer em qualquer faixa etária, da puberdade à velhice. Ele pode estar associado:
- à herança genética;
- à gravidez;
- ao uso de contraceptivos orais ou injetáveis;
- à obesidade;
- à idade;
- ao esforço físico exagerado;
- ao abuso de bebidas alcoólicas;
- ao tipo de trabalho, principalmente, quando a pessoa precisa permanecer por longos períodos em pé.

Hoje a medicina dispõe de diversos métodos e técnicas, como o tratamento a laser e radiofreqüência, entre outros. De acordo com o especialista, o período do tratamento varia conforme o perfil do paciente e do grau do problema, já a escolha da forma mais apropriada para realizar o procedimento é de competência exclusiva do médico, que avaliará cada caso.

“Não existe um método perfeito que produza resultados mágicos. Todas as formas de tratamento possuem suas indicações e limitações. Às vezes, precisamos associar técnicas e métodos diferentes, simultaneamente, para produzir resultados melhores”, afirma.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2012/08/27/medico-fala-sobre-cuidados-com-microvarizes


Nenhum comentário:

Postar um comentário