Os jovens japoneses com idade entre 20 e 30 anos estão cada vez mais
preocupados com a imagem. Na sociedade japonesa eles já são conhecidos
como os "kireos", pessoas que buscam a perfeição estética através de
cremes e tratamentos. O termo provém da palavra "kirei", que significa
"belo" ou "bonito", e define os novos jovens de sobrancelhas feitas,
pele perfeita, penteados milimétricos e convenientemente perfumados.
Os "metrossexuais" japoneses são diferentes dos do Ocidente. Na Europa e
América, a beleza se relaciona com exemplos similares para todos, nos
quais os atores e cantores, com visuais mais tradicionais e parecidos,
guiam as tendências da beleza masculina. Já no país asiático, os homens
buscam a beleza que os diferencie dos demais, que seja distinta da
estética do homem tradicional de negócios japonês. Para isso,
eles cuidam com carinho de seus penteados, da sobrancelha e da pele, se
aproximando à estética dos ícones musicais do oriente.
O "kireo", afastado do visual uniforme e apagado do executivo,
considera que o cuidado com a imagem faz com que as pessoas fiquem mais
atrativas e interessantes, embora sua busca seja também uma tentativa de
se reafirmar em uma sociedade baseada na solidão e no individualismo.
Segundo dados oficiais, em 2011 os homens japoneses de até 34 anos
gastaram uma média de 11.000 ienes (R$ 279) em produtos de beleza, 33% a
mais que em 2010, o que ressalta o aumento do interesse da classe pela
estética. O aumento dessa tendência no Japão foi acompanhado pela
aparição de diversos tipos de produtos e serviços para homens, desde
salões de beleza especializados na estética masculina, até cremes para a
face. Essa moda é tão eviente que as lojas 24 horas,
chamadas "combinis", dispõem de pequenos pacotes com cremes, loções e
toalhas refrescantes para homens.
O porta-voz de uma das principais empresas do setor de cosmético no
Japão, a Shiseido, considera que o segmento masculino tem "um grande
potencial", embora na atualidade 90% desse mercado seja dirigido a
mulheres. A companhia lançou em 2003, na Europa, seus primeiros produtos
direcionados ao universo masculino, principalmente loções capilares e
cremes pós-barba, e em 2004 entrou no mercado japonês, onde o êxito fez
crescer a um ritmo de mais de 10% por ano.
Segundo um estudo de 2011 realizado pelo instituto de beleza Beauty World Soken e divulgado pela agência local Kyodo,
37% dos entrevistados, com idade entre 25 e 29 anos, disseram ter
interesse nos cuidados e nos centros de estética. Dentre eles, 18%
admitiu olhar frequentemente nas janelas de metrô para verificar se sua
aparência está como a dos modelos e ídolos pop japoneses. Na categoria
de homens de entre 30 e 34 anos, o interesse pela beleza cai
ligeiramente para 28%, enquanto homens entre 45 a 49 anos, o dado mal
chega a 17%.
Para os fabricantes de produtos tecnológicos japoneses, o fenômeno não
passou despercebido e algumas empresas, como a Panasonic, se lançaram no
mercado após descobrir que produtos como a máquina para o couro
cabeludo, pensado para mulheres, era adquirido em 30% dos casos por
homens.
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/comportamento/metrossexuais-do-japao-kireos-buscam-a-perfeicao-estetica,4965fa0ba4449310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
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