quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Metrossexuais do Japão, "kireos" buscam a perfeição estética


  Os jovens japoneses com idade entre 20 e 30 anos estão cada vez mais preocupados com a imagem. Na sociedade japonesa eles já são conhecidos como os "kireos", pessoas que buscam a perfeição estética através de cremes e tratamentos. O termo provém da palavra "kirei", que significa "belo" ou "bonito", e define os novos jovens de sobrancelhas feitas, pele perfeita, penteados milimétricos e convenientemente perfumados.

Os "metrossexuais" japoneses são diferentes dos do Ocidente. Na Europa e América, a beleza se relaciona com exemplos similares para todos, nos quais os atores e cantores, com visuais mais tradicionais e parecidos, guiam as tendências da beleza masculina. Já no país asiático, os homens buscam a beleza que os diferencie dos demais, que seja distinta da estética do homem tradicional de negócios japonês.  Para isso, eles cuidam com carinho de seus penteados, da sobrancelha e da pele, se aproximando à estética dos ícones musicais do oriente.

O "kireo", afastado do visual uniforme e apagado do executivo, considera que o cuidado com a imagem faz com que as pessoas fiquem mais atrativas e interessantes, embora sua busca seja também uma tentativa de se reafirmar em uma sociedade baseada na solidão e no individualismo.

Segundo dados oficiais, em 2011 os homens japoneses de até 34 anos gastaram uma média de 11.000 ienes (R$ 279) em produtos de beleza, 33% a mais que em 2010, o que ressalta o aumento do interesse da classe pela estética. O aumento dessa tendência no Japão foi acompanhado pela aparição de diversos tipos de produtos e serviços para homens, desde salões de beleza especializados na estética masculina, até cremes para a face. Essa moda é tão eviente que as lojas 24 horas, chamadas "combinis", dispõem de pequenos pacotes com cremes, loções e toalhas refrescantes para homens.

O porta-voz de uma das principais empresas do setor de cosmético no Japão, a Shiseido, considera que o segmento masculino tem "um grande potencial", embora na atualidade 90% desse mercado seja dirigido a mulheres. A companhia lançou em 2003, na Europa, seus primeiros produtos direcionados ao universo masculino, principalmente loções capilares e cremes pós-barba, e em 2004 entrou no mercado japonês, onde o êxito fez crescer a um ritmo de mais de 10% por ano.

Segundo um estudo de 2011 realizado pelo instituto de beleza Beauty World Soken e divulgado pela agência local Kyodo, 37% dos entrevistados, com idade entre 25 e 29 anos, disseram ter interesse nos cuidados e nos centros de estética. Dentre eles, 18% admitiu olhar frequentemente nas janelas de metrô para verificar se sua aparência está como a dos modelos e ídolos pop japoneses. Na categoria de homens de entre 30 e 34 anos, o interesse pela beleza cai ligeiramente para 28%, enquanto homens entre 45 a 49 anos, o dado mal chega a 17%.

Para os fabricantes de produtos tecnológicos japoneses, o fenômeno não passou despercebido e algumas empresas, como a Panasonic, se lançaram no mercado após descobrir que produtos como a máquina para o couro cabeludo, pensado para mulheres, era adquirido em 30% dos casos por homens.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/comportamento/metrossexuais-do-japao-kireos-buscam-a-perfeicao-estetica,4965fa0ba4449310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário