sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Musculação estética


Atualmente a demanda do fitness em geral consiste na busca pelo bem-estar e desenvolvimento estético. Para o segundo caso a musculação sempre se mostrou como ferramenta ideal, quando aplicada de forma direcionada por treinadores que dominam as adaptações de tecidos moles (músculos, ligamentos e tendões), alavancas ósseas (a área científica da biomecânica) e metabolismo energético (como a disponibilidade de energia se manifesta no corpo humano sob esforço).

A musculação com fins estéticos atua em duas frentes: redução da gordura corporal, pois esse tipo de tecido esconde as curvas e desenvolvimento muscular; e o aprimoramento dos músculos. Não é sinônimo desse tipo de treino os atletas com grande volume muscular (fisiculturistas), mas sim pessoas esteticamente agradáveis, padrão que obtemos com uma avaliação física direcionada e avaliação subjetiva do atleta e treinador, e não imposição das mídias de massa.

Para reduzir a gordura corporal é importante o controle calórico, envolvendo a ingesta (o que se come) e o treino (que é o quanto se gasta de energia). Especificamente na musculação o gasto energético acontece durante e após o treino, na fase de recuperação dos músculos. O respeito ao repouso é primordial.

Já para o aprimoramento muscular é vital a identificação dos locais a serem hipertrofiados ou tonificados, bem como a manutenção de tamanho ou redução. Costumo afirmar, no caso das mulheres, que é preciso desenhá-las: cintura com relação adequada para o quadril; coxas proporcionais às pernas; e membros superiores (principalmente a região dos ombros) desenvolvidos para compor uma boa relação integral do corpo. Aqui não cabe preferências de treino, mas sim identificação da deficiência e aplicação da técnica correta para sua correção. Para os homens se destaca o trabalho focado na musculatura das costas, desenvolvimento dos braços e membros inferiores.

Como é de praxe, a associação do treinador com um nutricionista envolvido com o treinamento físico produzirá os melhores e mais concretos resultados.

Mantenha o foco e treine pesado!

Fontes: http://brunnoelias.com.br/fitness/musculacao-estetica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário