domingo, 21 de outubro de 2012

Homens estão cada vez mais recorrendo a tratamentos estéticos



O desejo de se manter jovem deixa, cada vez mais, de ser exclusividade das mulheres. Nos últimos anos, os homens também têm buscado mais tratamentos estéticos - combater as rugas e deixar o corpo em forma, por exemplo.

Na maioria das clínicas de estética, a clientela masculina está crescendo nestes últimos anos, e em Volta Redonda o fenômeno também está ocorrendo em locais que lidam apenas com a beleza.
De acordo com a terapeuta corporal (com ênfase em dermatofuncional) Cristiane Brandão, o interesse de homens por procedimentos estéticos tem aumentado cada vez mais nos últimos cinco anos. Ela confirma esses dados por meio da sua clínica de estética, localizada na Avenida Amaral Peixoto. Segundo ela, os homens já se preocupam mais em utilizar cremes para a pele ou bronzeador, se ligam mais com o envelhecimento e com o corpo.

- Cerca de 10% dos clientes em minha clínica são do sexo masculino. Há alguns anos, isso era considerado raridade. Hoje os meus clientes procuram a clínica para realizarem diversos procedimentos estéticos como depilação, tratamento facial e rejuvenescimento para diminuir as indesejáveis rugas - apontou.
Mas a grande novidade do momento, segundo Cristiane, é o tratamento para redução do abdome ou barriga - um dos mais procurados pelos homens atualmente - por meio de um novo procedimento conhecido como lipocavitação. Apesar de ter um resultado próximo ao da lipoaspiração, não envolve procedimento cirúrgico: é um serviço puramente estético que consiste em eliminar a gordura localizada na barriga, coxas, braços e flancos por meio de um aparelho de ultrassom.

Para a terapeuta corporal, o perfil desses homens está ficando cada vez mais diversificado, com clientes de todas as idades entre jovens, adultos e até senhores de 60 anos.

Cristiane chama a atenção para o fato de os homens já conseguirem definir um bom trabalho de estética, tornando-se mais críticos. Outra novidade é que alguns chegam acompanhados de suas esposas, que aproveitam para se cuidar também.

- Acredito que este interesse masculino pela estética se deve ao crescimento desta área no país. Com o surgimento de novos aparelhos, produtos de beleza e técnicas diferentes. Outro fator é o custo, pois a concorrência fez com que os preços caíssem. A estética está mais acessível a todos - afirmou.
Mesmo que ainda haja preconceito, a médica ressalta que muitos homens estão perdendo o receio e, até mesmo, o medo de cuidar da beleza. Segundo ela, fica claro agora que a estética não altera a masculinidade de ninguém, e as mulheres estão até gostando de ver os seus maridos mais vaidosos.

- E eu acredito que este interesse tende a aumentar cada vez mais nos próximos anos - apostou Cristiane.

Deixando-se depilar
Outro serviço muito procurado é a depilação. De acordo com Priscila dos Santos, que trabalha com depilação de homens, eles querem se sentir mais atraentes e bonitos.

Há três anos trabalhando com depilação dos dois sexos, Priscila tem observado que o número de homens que se depilam tem aumentado gradativamente a cada ano. E as depilações são cada vez mais ousadas.

- No caso dos homens, eles procuram a depilação para retirar pelos do peito, barba e abdome, tanto por estética como em razão de pelos encravados. Mas também há aqueles mais ousados que depilam a virilha: - Cerca de 50% dos meus clientes são do sexo masculino- completou.

Para Priscila, este aumento ocorre em razão de as mulheres estarem mais exigentes - e eles, mais preocupados com a beleza. Segundo ela, os homens deixam, com isso, a vergonha e o preconceito de lado. Para estes serviços, os preços variam entre R$ 27 e R$ 40.

Para fisioterapeuta, preconceito ainda é uma barreira para os homens
De acordo com o fisioterapeuta com especialização em estética Jovan Monteiro, o interesse dos homens pelos procedimentos de estética vem aumentando gradativamente nos últimos seis anos. Entretanto, na região, a oferta de profissionais que lidam com estética masculina e a procura pelos serviços ainda é pequena se comparado aos grandes centros.

- Hoje ainda existe preconceito, e alguns homens ainda acham que o tratamento de estética é coisa de mulher. Apesar disso, a minha clientela masculina corresponde a 15% do total de clientes. Eles procuram tratamento de pele, depilação, redução de medidas e drenagem linfática - confirmou o fisioterapeuta.

Segundo ele, a redução de gordura localizada tem sido muito procurada porque, com os novos procedimentos, o preço do tratamento ficou mais acessível. Ainda assim, o tratamento estético pode ser considerado caro. Para Jovan, o homem de 30 anos que já tem uma vida estabelecida se preocupa mais com a saúde e o corpo - as próprias campanhas de saúde incentivam os homens a procurar esses tratamentos.

- Meus clientes são casados, solteiros, heterossexuais, homossexuais. Não há um perfil, mas todos estão mais preocupados com a estética e geralmente chegam aqui por intermédio de alguma mulher. O que está faltando são mais espaços e profissionais - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário