sábado, 22 de setembro de 2012

Tratamento: estética íntima cada vez mais em alta


Letícia Nóbrega
lnobrega@redegazeta.com.br

Na intimidade com o parceiro, na hora de colocar o biquíni ou diante do espelho é que o incômodo aparece. A cor escurecida, infecções que se sucedem, gordura localizada ou aparência grande ou pequena demais na região genital causam constrangimentos que podem afetar a autoestima.

E, durante muito tempo, mulheres (e homens também) conviveram com esse incômodo sem cogitar soluções. Até descobrirem desde tratamentos estéticos a cirurgias que alteram o tamanho, clareiam ou rejuvenescem a região íntima de forma mais fácil do que se pensa.

“As operações íntimas são muito simples, rápidas e com alta no mesmo dia, embora o tabu ainda seja forte a ponto de muitas mulheres falarem que vão fazer uma viagem de negócios quando, na realidade, vão fazer a operação”, afirma o cirurgião plástico Ariosto Santos.

Os procedimentos mais procurados, segundo ele, são para a correção de hipertrofia (aumento) dos pequenos e grandes lábios e o acúmulo de gordura sobre a região pubiana (inclusive nos homens). “A alteração dos pequenos lábios, por exemplo, pode trazer incômodo na relação sexual. O aumento dos grandes lábios é mais comum à medida que ocorre o envelhecimento dos tecidos, gerando acúmulo maior de gordura nessa área. Gordura que pode provocar também o popular ‘capô de fusca’ que é solucionado com lipoaspiração”.

Para quem ainda não se convenceu da cirurgia, há opções, digamos, mais “leves” como tratamentos estéticos. Sabe aqueles procedimentos para o rosto que você já conhece? Pois é, eles podem também ser feitos na região íntima. Do laser à toxina botulínica, do preenchimento ao peeling. “O mais comum é a depilação a laser, mas dependendo da queixa há, por exemplo, injeções de clareadores”, explica a médica Glaucia Duarte.

Esse tratamento traz solução para uma das queixas mais comuns – o escurecimento da pele. E, contra ele, há opções como cremes, luz pulsada e peelings que clareiam e rejuvenescem a pele. Se o caso for outro, de alta sudorese na região, por exemplo, a toxina butolínica pode ajudar. “Ela diminui quase que totalmente o problema”, garante a dermatologista.

O assunto é delicado, claro. E não apenas para as mulheres. A procura dos homens, tanto em casos cirúrgicos para retirada de excesso de gordura na região, quanto para clareamentos, especialmente em homossexuais, ou aumento do pênis, também são feitos. “Dá para aumentar em comprimento quase dois centímetros”, afirma a dermatologista Maria Victoria Souza.

O resultado melhor, no entanto, é na largura. A médica explica que aplica-se de 10 a 15 ml do preenchimento e espera-se de 30 a 40 dias para a neovascularização, ou seja, para a incorporção da substância pelo organismo. Mas é preciso ter cuidado. “O profissional deve saber fazer pois em caso de se atingir o local errado há alto risco de trombose”, alerta Maria Victória que, garante, em 20 anos não ter tido um caso sequer.

Principais tratamentos

Correção de hipertrofia dos pequenos lábios 
É a mais procurada, principalmente por gerar incômodo nas relações sexuais - faz a correção do tamanho. A anestesia é local com sedação, hospitalização de 2 a 4 horas e repouso de pelo menos três a sete dias.

Correção da hipertrofia dos grandes lábios
É mais comum à medida que ocorre o envelhecimento dos tecidos, gerando acúmulo de gordura na área e maior flacidez da pele. Nesses casos, utiliza-se anestesia mais sedação, hospitalização de 2 a 4 horas e repouso por pelo menos três a sete dias.

Projeção de gordura supra pubiana
Popularmente chamada de “capô de Fusca”, tem correção com lipoaspiração, sob anestesia local e sedação. A hospitalização é de 2 a 4 horas e o repouso de pelo menos dois a três dias.

Luz intensa pulsada
Na região íntima ela pode ser usada para clareamento e tratamentos de foliculite e epilação (extração do pelo inteiro). Média de seis sessões.

Laser para rejuvenescimento 
Indicado para a flacidez da região ou para clareamento também da região vulvo-vaginal. O tratamento é de quatro a seis sessões.

Peelings 
Enquanto os de cristal refinam a pele, o para manchas clareia a região da virilha e também a anal.

Preenchimento
Um dos mais procurados pelas mulheres, é indicado para a região dos pequenos ou grandes lábios. Para homens, há também preenchimento de pênis, que pode aumentar o membro tanto na largura quanto no comprimento

Toxina butolínica 
A indicação é para casos sudorese íntima na região inguinal (e não vulvar). A duração, assim como em outras regiões, é de seis meses.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/09/voce_ag/revista_ag/5393-tratamento-estetica-intima-cada-vez-mais-em-alta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário