quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Biomedicina Estética


A Escolha da Vez, a Biomedicina Estética

No dia 22 de fevereiro de 2011 foi publicada a Resolução da Biomedicina Estética- RESOLUÇÃO  Nº 197 DE 21.02.2011. Considera que “procedimentos invasivos não-cirúrgicos na área de estética são também de competência dos profissionais da área de saúde, dentre eles estando inserido o biomédico”

Em 01 de julho de 2011 foi publicada a Resolução que Dispõe sobre critérios para habilitação em Biomedicina Estética.

E no dia 10 de Abril de 2012 foi publicada  ATO RESOLUÇÃO N.  214. Dispõe sobre atos do profissional biomédico e, insere-se no uso de substâncias em procedimentos estéticos.

Todas essas resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União e encontram-se completas nos links abaixo:

    http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfbm197_2011.htm
    http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfbm200_2011.htm
    http://www.legisweb.com.br/legislacao/?legislacao=240197

Como biomédicos somos profissionais a serviço da saúde, e na biomedicina estética a serviço da saúde estética. Deixo bem claro isso, sempre quando falo o que é ser biomédico esteta, pois existe um preconceito de próprios colegas de profissão sobre a nossa atuação profissional, porque acreditam por desconhecerem completamente essa área ser algo fora da atuação biomédica. O que melhor define a nossa importância como promotores de saúde é a definição de saúde segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

Saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.

Então a biomedicina estética promove saúde gerando para o paciente, um bem estar: físico – estar satisfeito com a estética facial e corporal, menta – a baixa auto estima é responsável por distúrbios psicológicos, e social- estar bem com o corpo, leva o paciente a se inserir melhor socialmente.

Aproveito para citar uma conclusão de análises sobre insatisfação corporal:

Insatisfação Corporal

Podemos perceber que a constante insatisfação da mulher com o seu corpo tem sido documentada não só em estudos realizados no Brasil o que caracteriza o descontentamento com a imagem corporal como um fenômeno típico da sociedade ocidental.

Autores que estudaram esse fenômeno: (Camargo, Goetz & Barbara, 2005; Cunha, Drozdek, Feller, Goncalves, Simoes & Raboni, 2002; Malysse, 2003; Tavares, 2003), (Armatas, Maschette & Sands, 2004; Borchert & Heinberg, 1996; Gardner, 1996; Harris, 1995; Kalin, Morrison & Morrison, 2004; McCabe & Monteath, 1997; McCabe & Ricciardelli, 2003; Turner, Hamilton, Jacobs, Angood & Dwyer, 1997; Webster & Tiggemann, 2003).



Pesquisa comprova insatisfação corporal nos adolescentes:

 Pesquisa realizada em escolas públicas de Florianópolis constatam que  a maioria dos adolescentes estão insatisfeitos com o corpo.A pesquisa foi realizada com a associação do corpo com a silhueta da tabela de Stunkard e Soresen (1983).A pesquisa relata que as meninas querem reduzir a silhueta corporal,e os meninos desejam tanto aumentar quanto diminuir,o que importa para eles mesmo é o tônus muscular adquirido. Já as meninas se inspiram no ideal de beleza  de magreza.O interessante é que o avaliador avaliava de uma forma a que seria a real silhueta,já o adolescente avaliava de uma maneira totalmente distorcida do que seria esse real.E,fazendo o cálculo de subtração entre silhueta desejada com silhueta avaliada,podemos afirmar que há insatisfação corporal,de acordo com a tabela de dados.Lembrando que essa insatisfação corporal é gerada por influências da mídia e da sociedade como um todo.A pressão exercida nessa fase é muito grande.Além de ter que ser o ideal de beleza,o jovem tem que ser o mais inteligente,o mais esperto,o que se dá bem em tudo.Isso tudo gera um acúmulo levando-o á distúrbios alimentares tais como anorexia,bulimia,compulsão alimentar,principalmente em meninas.Lembrem-se que não é estando com o ideal de beleza adquirido que a satisfação vem.Aceite-se como você é ,e se melhore á partir disso.Tentar ser aceito pelo outro é perda de tempo,se você já se aceita e se melhora á partir disso,a satisfação já vem.Tenham em mente a Saúde Estética como ponto de partida para realização da satisfação corporal.Ser saudável é o que importa,e ser fútil é o que te desvaloriza e o que o torna insatisfeito.


Fonte: http://www.dralorenasoares.com.br/a-biomedicina-estetica

Nenhum comentário:

Postar um comentário