domingo, 18 de novembro de 2012

Por uma pele bronzeada, pessoas lotam centros estéticos, mas é preciso cautela


Umuarama – Com a aproximação da alta temporada, pessoas em busca de um corpo mais estético e bonito lotam espaços de tratamento de belezas e bem-estar. Em Umuarama, o número de mulheres e homens, com objetivo de ter uma pele mais bronzeada para o verão, cresce expressivamente e muitos optam por técnicas artificiais para ganhar as famosas marquinhas. 

“Neste período, muitas pessoas buscam este tipo de tratamento para alcançar o bronzeado perfeito. Não existe dúvida de que no verão o corpo fica muito mais à mostra e uma pele bronzeada, além de ficar mais bonita, esconde aquelas ‘imperfeiçõezinhas’, explica a esteticista, Michele Guedes.

Ela ressalta que a técnica artificial vem para suprir as exigências e a preocupação dos clientes, envolvendo principalmente o contato com o sol. Para ela, o método de bronzeamento artificial é mais seguro, comparado a uma exposição solar sem devido cuidado, que pode comprometer diretamente a saúde da pessoa. “Infelizmente nos dias atuais não se pode abusar do sol, por isso usamos os artifícios existentes como o bronzeamento.”

Diferente de Michele, a fisioterapeuta estética, Érika Matsuo defende o bronze natural, onde a matéria prima para deixar a pele morena é apenas o sol. Ela que trabalha com um método naturalista, diz que para um corpo bronzeado com saúde é necessário atenção e acompanhamento. “Quando a pessoa for se bronzear ela não pode deixar a pele ficar ressecada e para evitar o contato extremo com o sol é importante utilizar o protetor solar frequentemente”, explica. 

Para Érika, a maior vantagem de um bronzeamento natural é o de estimular o corpo a desenvolver vitaminas D, que são produzidas somente em contato com o sol. “É preciso ter cuidado, claro, mas também precisamos viver o sol, pois de maneira limitada, ele favorece para saúde”, complementa.
 
Atualmente, em média, são 15 centros estéticos que atuam com bronzeamento artificial na cidade. Para adquirir um bronzeado duradouro, esteticistas indicam cerca de três seções; o preço para cada atendimento pode custar até R$ 90. 

Sobretudo, o anseio por uma estética mais atraente leva centenas de pessoas a comprometerem a saúde da pele, onde o bronzeamento, por vez, é uma das principais ações de maior risco ao envelhecimento precoce, alergias, manchas e até mesmo ao câncer. Para se bronzear é necessário ter cautela e orientação, mas, muitos se esquecem dos problemas e se arriscam, fazendo um auto-bronzeamento, sem qualquer cuidado ou orientação necessária.

Para os especialistas, o hábito de se bronzear deve ser desestimulado entre as pessoas, pois agride diretamente a pele, causando, em alguns casos, situações irreversíveis. “Qualquer forma de bronzeado vai deixar a pele mais predisposta a manchas e ao envelhecimento, agora se ele for feito de forma inadequada os danos podem ser ainda piores”, cita a dermatologista, Gláucia Rodrigues. 

Conforme a especialista, os métodos de bronzeamento artificial são os mais contra-indicados, pois, se não aplicados com as determinadas precauções, podem se tornar tão prejudiciais quanto a exposição excessiva ao sol. “Na verdade, a técnica de bronzeamento artificial não é recomendada. Apesar de não avermelhar tanto, é o que mais envelhece e também o que mais causa alergias”, informa Gláucia. 

Em virtude disto, os dermatologistas são categóricos, quando o assunto é bronzeamento artificial, como ressalta a especialista. Em 2010, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso de câmaras de bronzeamento, uma técnica que, segundo artigos publicados pelo Ministério da Saúde, deixa o organismo vulnerável ao desenvolvimento de células cancerígenas. 

Porém, a dermatologista também contra-indica o bronzeamento caseiro e orienta para não utilizar métodos à base de produtos orgânicos. “[A pessoa] nunca deve usar fórmulas com manteiga, coca-cola, canela, cravo da índia, entre outras. Estas formulações podem causar, desde alergias até queimaduras sérias podendo deixar até mesmo cicatrizes.”

Como orientação às pessoas que têm o intuito se bronzear, Gláucia conclui que é necessário tomar cuidado com o horário do sol, e principalmente com o estado da pele. “Recomendamos que [a pessoa] tome um banho antes [de se bronzear] para não deixar resíduo de qualquer produto sob a pele, e frizamos a necessidade de respeitar os horários menos nocivos [antes da 10 horas e após as 16 horas].”
 

Mais proteção
Segundo a dermatologista, é indispensável a utilização do protetor solar diariamente, (mesmo que o intuito seja ficar bronzeado) sendo reaplicado de hora em hora. Ela acrescenta que qualquer pessoa que for se expor ao sol deve ficar bem longe do limão , pois, existem casos de queimaduras sérias todos os anos no consultório dela, causadas pelo sumo do fruto. Além do limão o cravo da índia, o figo, caju e a manga também são muito perigosos.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Por%20uma%20pele%20bronzeada,%20pessoas%20lotam%20centros%20est%C3%A9ticos,%20mas%20%C3%A9%20preciso%20cautela&NotID=33697


Nenhum comentário:

Postar um comentário