sábado, 9 de março de 2013

Estética (re)conquista auto-estima

Sabendo que o factor estético acaba por ser fundamental para a auto-estima e a confiança das doentes com cancro, nomeadamente da mama, o Hospital de Braga brindou, ontem, as mulheres com uma acção de estética e um workshop ‘Oficinas de Auto Maquilhagem’.

“Os doentes estão muito debilitados quer psicologicamente quer fisicamente e estas questões das técnicas do cuidar do aspecto ajudam e os resultados provam isso”, defendeu a enfermeira directora do Hospital de Braga, Fátima Faria, valorizando o trabalho realizado todas as semanas pelas formandas da Die Apfel - Centro de Formação em Estética e Cosmética.

“Com estas iniciativas consegue-se dar outro visual à mulher e ao homem e são uma mais-valia para uma pessoa que está a passar uma má fase”, admitiu a enfermeira, sublinhando o facto de “uma das primeiras preocupa- ções do doente, quando vai fazer quimioterapia, é a perda do cabelo e com estes cuidados sentem-se muito melhores”.

Sobre este trabalho, o ‘Correio do Minho’ falou com a responsável do projecto do centro de formação, Benedita Aguiar, que co- meçou por agradecer “a abertura do hospital”.
Ontem durante a tarde, o centro de formação promoveu o workshop ‘Oficinas de Auto Maquilhagem’ dedicado a mulheres seguidas na Consulta Externa da Unidade de Senologia do Hospital de Braga.

“Esta iniciativa insere-se no projecto da ‘Oficina de Estéti

 ca’, que é promovido pelo curso de Esteticismo e Cosmetologia, que é apoiado pelo IEFP, Fundo Social Europeu e Estado Português”, informou aquela responsável. E Benedita Aguiar explicou: “este projecto que tem vindo a desenvolver semanalmente cuidados estéticos aos doentes do hospital, lares e centros de dia e colégios”.

Desde 2011, foram feitos pela Die Apfel 2995 atendimentos no Hospital de Braga nos serviços de Oncologia, Medicina Interna, Ortopedia, Neurocirurgia e Psiquiatria. “Trata-se de um trabalho colossal por parte das nossas formadas e uma grande oportunidade de aprendizagem”, defendeu.

Movimento precisa de voluntárias

As voluntárias do Movimento Vencer e Viver também marcaram presença com uma mostra de artigos. Paula Fernandes, uma das voluntárias, aproveitou para deixar um apelo às mulheres que já passaram pelo mesmo para fazerem parte do movimento. “No voluntariado quem está em contacto directo com a mulher tem que ser alguém que já passou pelo mesmo”, justificou Paula Fernandes, cujo cancro na mama lhe foi diagnosticado há cinco anos.

Histórias “emocionantes e gratificantes” não lhe faltam. “O nosso objectivo é mesmo esse: apoiar a mulher e dizer que é possível com força e esperança”, frisou Paula Fernandes, deixando o conselho: “o cancro não escolhe idades, por isso, esteja atenta aos sinais, faça a auto-palpação mensal e os exames com regularidade”.
 
Fonte: http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=68021

Nenhum comentário:

Postar um comentário