quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O dente quebrou ou caiu: o que fazer


Os casos de trauma dental não são raros de acontecer. Aproximadamente 5% dos casos atendidos nos hospitais correspondem a traumas dentais e, de acordo com as pesquisas, os mais suscetíveis a esse tipo de acidente são as crianças entre 11 e 15 anos. As principais causas são quedas e acidentes de bicicleta.

O trauma pode variar de uma concussão até a avulsão do dente. A concussão é apenas uma batida onde nada acontece e a avulsão é quando o dente sai da boca.

Mas o que fazer se meu filho sofrer um trauma desses

Calma! Você não é a única pessoa que tem essa dúvida. Independente da severidade, o ideal é procurar um dentista o mais rápido possível. Nos casos mais simples de concussão, será feito o acompanhamento do caso, com testes de vitalidade dos dentes e exames radiográficos periódicos.

Pode acontecer desse trauma causar fratura do dente. Nesse caso, o paciente deve procurar diretamente um dentista para que ele possa verificar a proporção do dano causado, podendo ser necessária fazer apenas uma restauração ou então realizar um tratamento endodôntico (tratamento de canal).

Nos casos de avulsão, o ideal é que esse dente seja lavado em água corrente e reposicionado na boca. Para fazer esse procedimento, pegue o dente pela coroa e coloque-o em água por alguns segundos, mas não esfregue, deixe apenas a água limpá-lo e já o reposicione na boca. Apesar de ser um procedimento indolor, a grande maioria das pessoas não tem coragem de fazê-lo. Sem problemas! Caso não se sinta confiante para recolocar o dente em posição, lave-o e coloque num copo com leite gelado e leve o paciente e o dente o mais rápido possível até um dentista.

É importante ressaltar que, nos casos de avulsão, o tempo em que o dente permanece fora da boca irá determinar o prognóstico do caso. Alguns autores dizem que o tempo máximo para um prognostico favorável é de 20 minutos, podendo chegar a 1 hora.

*Germano Dalcin é diretor clínico do Centro Odontológico São Luiz e especialista em endodontia

SOBRE O CENTRO ODONTOLÓGICO NOVA SÃO LUIZ

O Centro Odontológico Nova São Luiz oferece tratamentos especializados para pessoas exigentes que desde a primeira consulta já sentem a diferença no atendimento.

Quando ingressa na clínica, cada paciente passa por um check up oral minucioso, onde são feitas fotos utilizando uma câmera intra-oral que envia as imagens magnificadas de toda a boca para um computador, possibilitando que o dentista observe os mínimos detalhes.

Após uma análise prévia, caso seja necessário, os especialistas da Clínica se reúnem para discutir caso a caso e a apresentam um plano de tratamento e esclarecem eventuais dúvidas.

Além do tratamento de canal, conhecido como Endodontia, realizado com o auxílio de microscópios e de novas tecnologias que tornam esse procedimento rápido e indolor, o Centro também tem especialistas em Cirurgia Ortognática, área da Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo facial que tem como principal objetivo corrigir as deformidades dento faciais, resultantes de algum tipo alteração no crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, da maxila e mandíbula, em relação à base do crânio.

Quando esses ossos estão mal posicionados, acabam interferindo na aparência estética e comprometendo o correto funcionamento das articulações, mastigação, respiração, sono e consequentemente a qualidade de vida do paciente.

Para proporcionar harmonia e saúde ao sorriso do paciente, o Centro também possui especialistas em da Odontologia Estética que engloba diversos procedimentos como o clareamento dental, lentes de contato de porcelana, facetas dentais, restaurações em resina e cirurgias plásticas de contorno gengival.

Outra especialidade é a Odontopediatria que oferece aos bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado para cada faixa etária, prevenindo problemas na dentição decídua (dentes de leite), que possam influenciar no desenvolvimento da fala, respiração, na alimentação e até mesmo no modo da criança agir perante a sociedade.

Para esse público o espaço conta com especialistas preparados para realizar o atendimento e ao mesmo tempo deixar o paciente confortável na temida cadeira do dentista, evitando a associação entre medo/dor/tratamento dentário, tão comum entre os adultos.


Fonte: http://www.dinheironaconta.com/2012/12/05/o-dente-quebrou-ou-caiu-o-que-fazer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário