sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Graça Araujo entrevista o cosmetólogo André Castro sobre Prótese Capilar


Você se sente incomodado com a falta de cabelo? 
O consultório que foi ao ar na última sexta-feira (28) discutiu a calvície e o implante capilar. Saiba quais as técnicas mais utilizadas.
Pesquisas apontam que 30% dos homens apresentam sinais de calvície até os 30 anos de idade. Entenda como funciona a fotodepilação. E mais: o implante capilar não cirúrgico.
Graça Araújo entrevistou a dermatologista Lígia Pessoa de Melo e o cosmetólogo André Castro.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cirurgia plástica de acordo com a idade


  
A cirurgia plástica, que é a moda de hoje, foi descrita há mais de 400 a.C., com um cirurgião indiano que já reparava narizes amputados por castigos da época. Como especialidade médica se desenvolveu a partir da Primeira Guerra Mundial e da enorme quantidade de vítimas. Além dos milhares de soldados que morreram, milhões foram mutilados ou deformados horrivelmente, requerendo um tratamento cirúrgico especializado. No entanto, o mais significante desenvolvimento das técnicas de cirurgia plástica se deu no último século com a descoberta da anestesia.
Atualmente, o Brasil é referência nesta técnica, além de ser um dos mais conceituados na área. No ranking da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética) é o segundo país com  maior número de procedimentos (1.592.106 realizados ao ano), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, onde são feitas 1.620.855 cirurgias desse tipo anualmente. Na lista de cirurgias como lipoaspiração e rinoplastia, o Brasil chega a ficar em primeiro lugar. 
O termo cirurgia plástica foi erroneamente dividido em reparadora e estética. Entende-se como cirurgia estética a utilizada para remodelação da forma quando não há doença associada; e cirurgia reparadora ou reconstrutora, quando indicada para reparar anormalidades ocasionadas por doenças congênitas, trauma, queimaduras, infecção, tumores e por outras doenças.  Entretanto, não existe cirurgia reparadora que não esteja baseada nos princípios de correção estética. “Portanto, a tentativa de divisão entre estes dois ramos da cirurgia é apenas teórica, já que na cirurgia reparadora também procuramos melhorar a estética”, afirma o dr. Marcelo Norio Inada, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“Um dos motivos pelo qual escolhi esta profissão é poder tratar de todos, homens, mulheres, crianças e adultos, usando minha habilidade com as mãos e o senso de artista necessário para o cirurgião plástico”, diz Inada.
No caso das crianças, recém-nascidos que apresentam fissuras, lábio leporino ou más formações congênitas muitas vezes precisam de várias cirurgias durante toda a infância.
Depois na fase pré-escolar, crianças que muitas vezes sofrem uma vida inteira devido a orelha de abano, poderiam ter o problema resolvido com uma cirurgia que pode evitar apelidos e o "bullying" na escola.
Na adolescência, a rinoplastia pode mudar a alto estima das meninas e até dos rapazes no início dos relacionamentos.  Hoje em dia cada vez mais as próteses de silicone vêm ganhando mais cedo os seios das meninas. “Mas o mais importante é aguardar o momento certo e o desenvolvimento do corpo de cada mulher”, aconselha o dr. Inada.
A lipoaspiração é um desejo de quase todas as mulheres jovens ou maduras e após a gestação, o procedimento de escolha é uma abdominoplastia para a reparação do abdômen e dos músculos retos abdominais que se distendem. Após a amamentação, os seios antes túrgidos de leite ficam flácidos com o excesso de pele e a colocação de uma prótese de silicone é a cirurgia mais solicitada.
Com o passar dos anos, o corpo vai sofrendo os efeitos da idade e a beleza vai ficando restrita ao rosto. Promovemos, então, o rejuvenescimento facial pela blefaroplastia e da ritidoplastia ou face-lifting, além dos procedimentos estéticos como a utilização da toxina botulínica e dos preenchimentos com ácido hialurônico.
E até que idade pode-se operar? “Até quando a mulher tenha vaidade, dizia um antigo professor meu”, finaliza dr. Inada.
*Marcelo Norio Inada é cirurgião plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pela Associação Médica Brasileira. Titular em Oncologia Cutânea no Hospital AC Camargo. Membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e atende em sua clínica particular.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=99354:cirurgia-plastica-de-acordo-com-a-idade&catid=47:cat-saude&Itemid=328

Tratamentos para tonicidade permitem uma pele firme e jovem por mais tempo


A flacidez é um mal que atinge o corpo de homens e mulheres, porém combatê-la não precisar ser algo doloroso. O surgimento de novas tecnologias não invasivas é a aposta dos principais centros estéticos do país, como a Bioderma Medicina e Estética. Para os casos em que a pele perdeu elasticidade, tanto facial quanto corporal, os tratamentos de Accent e Freeze são os mais indicados.

A tecnologia de ambos é feita com a utilização da radiofrequência, que envia calor para a profundidade da pele. “Pode chegar a até 42º C na superfície e 60º C dentro da pele. Ao aquecer os tecidos internos ocorre o estímulo para a produção de colágeno, o que proporciona mais firmeza à pele”, explica a doutora Tatiane N. Wagner, sócia-proprietária da Bioderma Medicina e Estética. Como resultado, há o melhor tônus da derme e epiderme trazendo firmeza e melhorando a flacidez, bem como redução da celulite e das rugas. Na fibrose nota-se grande melhora e auxilia na remoção.

O número de sessões varia conforme a região, idade e grau de flacidez do paciente. Em média são feitas de quatro a dez sessões com intervalo de 15 dias, mas também é possível fazer semanalmente, dependendo do caso. Tanto o Accent como o Freeze, pode ser associado a outros tratamentos para aperfeiçoar resultados, como a estimulação russa que auxilia no tônus muscular, melhorando ainda mais a flacidez. A boa notícia é que todos estes tratamentos não precisam de nenhum cuidado especial após a sessão, o paciente pode ter contato com o sol e ser feito em qualquer época do ano.
 
Sobre a Bioderma Medicina e Estética:
Criada em novembro de 2007 com o objetivo de promover bem-estar para homens e mulheres, a Bioderma Medicina e Estética oferece avançados tratamentos na área estética, tanto corporais como faciais. A clínica possui programas personalizados e pacotes especiais para cada época do ano. Atualmente seu público é formado 70% por mulheres e 30% por homens. A Bioderma fica na privilegiada região do Batel e possui uma área de 140 m² divididos em oito salas de atendimento.

Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=24444
 


Biomedicina e a Saúde Estética: uma combinação que deu certo!



A Biomedicina está a cada vez mais inovando suas áreas, e trazendo inúmeras possibilidades aos seus profissionais. A área mais recente e comentada, regulamentada em 22 de fevereiro de 2011, é a Biomedicina Estética.
A história já vem de alguns anos, mas a partir de então, o sucesso desta nova área tomou conta, e fez com que alguns profissionais começassem a migrar para a estética, já que esta promete ser um dos campos mais promissores tanto financeiramente, quanto no que se diz respeito ao surgimento de novas tecnologias e procura da população.
Inicialmente, tratava-se de um projeto, apresentado pela Dra. Ana Carolina Puga, na Plenária do CFBM, em Recife, no dia 10 de outubro de 2010, como forma de conscientizar que o Biomédico possui um perfil profissional para atuar na saúde estética.
O projeto foi aceito, e em 2011, houve a regulamentação da habilitação.  Segundo a Dra. Lorena Araújo, biomédica esteta e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação da INCURSOS, em entrevista ao “Biomedicina Padrão”, os biomédicos estetas possuem alguns direitos e podem realizar os seguintes procedimentos:
Ø  Laserterapia.
Ø  Carboxiterapia.
Ø  Intradermoterapia.
Ø  Radiofrequência estética.
Ø  Ultrassom focalizado – HIFU.
Ø  Luz Intensa Pulsada e LED.
Ø  Laser Fracionado.
Ø  Consulta Estética.
Ø  Anamnese corporal e facial para definição do Tratamento a ser realizado.
Ø  Análise das disfunções estéticas.
Ø  Treinamentos técnicos.
Ø  Ser responsável técnico de Empresa que Executam Atividades para fins Estéticos.
Ø  Realizar a definição, supervisão e acompanhamento do paciente durante o tratamento, além de definir as técnicas para o mesmo, e outros mais.
Além disso, em palestra no XIII Congresso Brasileiro e I Internacional de Biomedicina (2012-São Paulo), pelas palavras da Dra. Ana Carolina Puga, a Biomedicina Estética busca trazer também o entendimento e conhecimento que o biomédico tem referente aos exames laboratoriais, visando complementar e auxiliar na melhoria dos tratamentos, além de preservar a saúde do paciente.
                                                
HABILITAÇÃO OBRIGATÓRIA
A habilitação em todas as áreas é obrigatória ao biomédico, e na Biomedicina Estética não seria diferente. Já citamos no blog o quão isto é importante (clique aqui), e sabemos que a atuação em a habilitação implica riscos de punição ou cassação do registro, além de que “o desempenho de atividades sem a devida regulamentação caracteriza exercício ilegal da profissão, o que é crime previsto na legislação Penal”.
A habilitação provisória tem validade até 31/12/2012, e sendo assim, todos os profissionais devem se regularizar com a habilitação definitiva. Para conseguir a definitiva, o Biomédico “deverá enviar um requerimento solicitando a inclusão na nova habilitação” e atender a um dos seguintes requisitos: enviar Certificado com o Título de Especialista em Biomedicina Estética, obtido ou reconhecido pela ABBM – Associação Brasileira de Biomedicina (este pôde ser conseguido no XIII Congresso Brasileiro e I Internacional de Biomedicina, que aconteceu este ano, em São Paulo); ou através de certificado de pós  – graduação (Lato ou Stricto Sensu), de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e determinações e normas da CAPES – MEC. Além disso, como outras habilitações, a habilitação definitiva em estética também pode ser obtida durante a Graduação,  respeitando o estágio supervisionado mínimo de 500 horas, nos dois últimos semestres.
Para isso, trouxemos um depoimento de uma aluna destaque do curso de Pós-Graduação de uma das melhores empresas nesta área, que recentemente montou uma filial em São Paulo, o INCURSOS – Instituto Nacional de Cursos.
Fonte: http://biomedicinaemacao-unip.blogspot.com.br/2012/11/biomedicina-e-saude-estetica-uma.html

Celulite & Estética



O fibro edema gelóide, conhecido popularmente como celulite é uma alteração histológica inflamatória que ocorre no tecido subcutâneo, caracterizada por irregularidade e depressões na superfície da pele, causando um acúmulo de líquido, com consequente formação de fibroses. É mais frequente nos membros inferiores e nádegas, acometem homens e mulheres, porém as mulheres são mais afetadas, seja ela gorda, magra, alta….etc. Observa-se, hoje em dia,  a presença de celulites também em crianças. Além de ser um problema estético, pode causar um mau funcionamento do sistema circulatório e das transformações do tecido conjuntivo, podendo resultar em dor local e até mesmo diminuição das atividades funcionais, dependendo do grau é claro, da patologia.
A celulite tem uma etioatogenia multifatorial, por isso classifica-se como:
  • fatores desencadeantes:
    • alterações de natureza hormonal que ocorrem na adolescência, sendo o principal hormônio envolvido com o aparecimento do FEG, o estrógeno.
  • fatores predisponentes:
    • hereditariedade
    • sexo
    • etnia
    • biotipo corporal
    • distribuição do tecido adiposo
    • quantidade, disposição e sensibilidade dos receptores das células afetadas pelos hormônios envolvidos.
  • Fatores agravantes:
    • hábitos alimentares inadequados (colocar link coluna nutrição)
    • sedentarismo
    • estresse
    • patologias
    • medicamentos
    • gravidez
De acordo com sua apresentação clínica podemos ainda classificar a celulite em 4 graus.
  • 1 grau: há uma alteração da célula, mais não há modificação circulatória e nem dos tecidos de sustentação. Não há sinais visíveis na pele, nem dor, aparecendo apenas quando há compressão do local afetado.
  • 2 grau: há alteração na circulação, provocando leve edema, há um endurecimente no tecido de sustentação, mais ainda não há dor.
OBS: O grau 1 e 2, tem ótimos resultados com melhora na alimentação e drenagem linfática.
  • 3 grau: apresenta uma aparência de casca de laranja e fica dolorido. Há presença de fibrose, comprometendo a circulação. Podem aparecer microvarizes e vasinhos. Aqui para um bom resultado temos que contar com mais recursos.
  • 4 grau: é a fase mais grave, forma nódulos. A pele fica com aparência acolchoada. As pernas inchadas, pesadas e doloridas. Os tratamentos são mais demorados e apresenta uma melhora parcial, podendo até ter indicação cirúrgica, como a lipoescutura.
A fisioterapia dermato-funcional pode agir de várias formas, mais o melhor tratamento mesmo, é a prevenção, então se movimente, pratique atividade física, tire frituras, prefira saltos mais baixos para o dia a dia, tenha uma alimentação balanceada, evite bebidas alcoólicas, cigarro, evite sal, refrigerantes….
Sem dúvida, a celulite é um dos males que mais afetam a auto-estima das mulheres, por isso contamos com alguns aliados no combate a celulite, como a carboxiterapia, ultrasson, massagens lipomodeladoras, drenagem linfática, endermologia, eletrolipoforese, corrente russa entre outros.
Associe alimentação, exercícios físicos e tratamentos estéticos de forma consciente e personalizada obtendo não somente a aparência mas um conjunto aliando beleza e estética,  saúde e bem-estar para toda a vida  !

Fonte: http://www.jacurti.com.br/2012/11/celulite-estetica/

Produtos com potássio hidratam as camadas mais profundas da pele



Hidratação da pele do rosto é um assunto que chama muito a atenção, principalmente das mulheres. Em alguns casos, mesmo com cuidados diários, a pele continua ressecada, desidratada e até com um aspecto envelhecido. Segundo o Professor Paschoal Rossetti Filho, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética e fundador da Mezzo Dermocosméticos, para combater esses sinais, além da ingestão de água, é preciso hidratar a pele do rosto com produtos que aumentam o fluxo de água nas camadas mais profundas.
O cosmetólogo ressalta que a pele é formada pela epiderme (composta por cinco camadas mais profundas) e a derme (composta por duas camadas superficiais). A epiderme retém maior quantidade de água, pois, é formada pelos queratinócitos, outros tecidos e líquidos que formam a pele e preenchem a matriz celular, responsável pela retenção da água. “O mercado de produtos de beleza oferece muitas opções de produtos que prometem hidratar a pele, mas, muitos deles, só realizam a hidratação da derme, ou seja, superficialmente", alerta o especialista.
Paschoal destaca que produtos e tratamentos com formulações mais líquidas, leves e à base de potássio potencializam cuidados diários com a pele do rosto. “Esse ativo é essencial para o metabolismo celular, pois ajuda a manter a água dentro das células. Cerca de 90% do potássio no corpo humano encontram-se no meio intracelular e é principalmente, eliminado pela transpiração. Por isso, ele deve ser reposto", destaca o cosmetólogo.
Para repor a água da pele, além de uma alimentação rica em frutas e vitaminas, o ideal é escolher produtos que proporcionem hidratação, além de lubrificá-la, pois, muitas fórmulas têm consistência “´pesada” e apenas dão a impressão que vão resolver o problema do ressecamento devido à alta concentração de óleo. Segundo Paschoal, formulações mais “leves” são mais eficientes e oferecem alto poder de hidratação para as camadas mais profundas da pele, pois, têm fácil penetração e com o ativo potássio aumentam o fluxo de água nas células e potencializam a hidratação. “Os dermocosméticos com fórmulas desenvolvidas pela Mezzo, a partir do ativo potássio oferecem tratamentos de osmorregulação que vão além da hidratação, ou seja, levam água para dentro das células. Com o uso diário, esses tipos de produtos se tornam grandes aliados para o combate a rugas e linhas de expressão, além da tonificação e hidratação profunda”, finaliza Paschoal.
Dicas diárias para aumentar a hidratação da pele: . Fique atenta a produtos que tenham uma formulação mais pesada e grande quantidade de óleo. Estes produtos irão somente lubrificar a pele, pois tem baixo poder de hidratação da camada mais profunda, responsável pela retenção da água.
. Produtos com formulações mais leves potencializam a penetração de ativos hidratantes.
.Procure produtos à base de fluidos, pois, não deixam a pele oleosa e oferecem alto poder de hidratação.
.Produtos com o ativo potássio são conhecidos como um tratamento osmorregulador capazes de aumentar o fluxo de água dentro da pele.
. Evite banhos quentes e hidrate o rosto, após cada lavagem.
Iindicações de produtos da Mezzo Dermocosméticos que proporcionam alto poder de hidratação com o potássio em sua formulação:
Hidratação - Fluido Revitalizador Hidra•Complex Facial Mezzo -Fluido Revitalizador Hidra.Complex Facial (60ml) - Fluido Ativador nutritivo de ação intensa, para todos os tipos de pele. Desenvolvido a partir da associação do potássio PCA com a centella asiática, promove revitalização e hidratação, melhorando a capacidade de retenção hídrica da epiderme, especialmente para as peles maduras e desvitalizadas. Preço Sugerido R$ 72,50.
Hidratação - Fluido Hidratante Osmorregulador Facial Hidra•K Mezzo-Fluido Hidratante Osmorregulador Facial Hidra K Mezzo (60ml) -
Fluido hidratante e osmorregulador do fluxo de água intracelular formado a partir do potássio (K-PCA) e do extrato aquoso do caule do cactus Nopal. Os ativos funcionais presentes neste fluido regulam o fluxo de água dentro e fora das células permitindo equilíbrio através da osmose celular realizada por uma molécula fisiológica que mantém bons níveis de hidratação dentro da membrana hidrolipídica na superfície da epiderme. Devido a seu alto poder hidratante, auxilia no combate ao ressecamento excessivo da pele, mantendo-a hidratada por até 24 horas, logo após a primeira aplicação. Indicado para todos os tipos de pele. Preço Sugerido R$ 79,00.
Hidratação - Máscara Hidratante Osmorreguladora Facial Hidra•K Mezzo-Máscara Hidratante Osmorreguladora Facial Hidra K Mezzo (200g) - Máscara creme para massagem facial de baixo peso molecular, boa absorção e baixa oleosidade. Formulada a partir do potássio e do extrato aquoso do caule do cactus Nopal, enriquecida com vitamina E com propriedades nutritivas e cristais de oliva, a máscara regula o fluxo de água dentro e fora das células e proporciona equilíbrio através da osmose celular, aliviando o ressecamento natural da pele. Preço Sugerido: R$116,80.
Hidratação - Sérum Hidratante Facial Hidra•Duo Mezzo-Serum Hidratante Facial Hidra•Duo Mezzo (60 ml) - Serum hidratante de dupla ação para todos os tipos de pele que combina a ação dos cristais de oliva com o potássio PCA. A ação hidratante dos cristais de oliva é enriquecida com ativos antioxidantes que estimulam a síntese do colágeno, tonificando o micro-relevo cutâneo. Associado a um hidratante osmorregulador estimula a síntese do aquaporine AQP-3, que confere hidratação prolongada e retém a água na pele. Além disso, auxilia no combate ao ressecamento excessivo da pele, mantendo-a hidratada por até 24 horas. Preço Sugerido R$129,00
Franquias/comercialização-Para a comercialização, treinamento para esteticistas e realização dos protocolos de tratamento, a Mezzo Dermocosméticos implantou o sistema de franquias I-Mezzo - Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, cujas unidades atuam na comercialização dos dermocosméticos de uso em protocolos de tratamento estético, como rejuvenescimento e redução de celulite, na venda de produtos home care e na promoção de treinamentos diferenciados para atualização profissional. O instituto já tem unidades em funcionamento nas cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Penápolis (SP), Paranavaí (PR), Santos (SP) e Belo Horizonte (MG). Os produtos também são comercializados pelo site www.mezzodermocosmeticos.com. O SAC da empresa é 0800 777 5666.
Mezzo Dermocosméticos-Com uma unidade própria localizada na cidade de Penápolis, interior de São Paulo, a Mezzo Dermocosméticos possui 14 linhas de produtos que totalizam 85 itens voltados para o corpo e rosto. Os produtos atendem às necessidades dos profissionais do ramo da beleza e estética e consumidor final. Além disso, a Mezzo Dermocosméticos desenvolve tratamentos e protocolos que proporcionam satisfação e bem-estar. Por meio da pesquisa e do desenvolvimento biotecnológico realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais e especialistas capacitados na área química e de cosmiatria, a empresa trabalha e investe continuamente no incremento de produtos com alta performance para tratamentos regulares e rejuvenescedores, para oferecer ao mercado o que há de mais moderno e eficaz na linha de dermocosméticos. 

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=221442

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Celulite, gordura localizada e flacidez: conheça o tratamento que pode acabar com os três males de uma vez


  Nova plataforma de laser possibilita um tratamento com vários efeitos e resultados mais precisos
 
Celulite, gordura localizada e flacidez da pele são, sem dúvida, vilões da beleza feminina. Qual é a mulher que não sonha em acabar com estes problemas estéticos de uma só vez? 
 
“Depois da tecnologia que utiliza infravermelho, radiofrequência e sucção, a ‘nova arma’ a favor das mulheres é uma plataforma de laser que associa seis diferentes tecnologias em um único aparelho, como ultrassom cavitacional, quatro sistemas de pulso para o sistema de vácuo (endermologia) e radiofrequência multipolar e tripolar. Dessa forma, ativa a circulação sanguínea, estimula a produção de colágeno e fibras elásticas e dá efeito tensor à pele, diminuindo as células de gordura, promovendo uma redução significativa das mesmas a cada sessão”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética. (CRM-SP 91172).
 
A novidade é que a nova plataforma de laser permite que se tenha uma maior potência e diferentes pulsações, possibilitando um tratamento com vários efeitos e resultados mais precisos. 
 
Entenda o funcionamento desta plataforma 
 
1. “A radiofrequência combinada com a sucção a vácuo (endermologia) prepara a pele, deixando-a mais lisa e uniforme, o que facilita a penetração do laser até as camadas de gordura. O tratamento reduz medidas da cintura, coxas, flancos e abdome. As células de gordura se dissolvem, enquanto as fibras de colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele, se multiplicam”, explica a dermatologista;

2. Para a  flacidez, o laser é muito eficaz nos flancos das costas, no abdomen, nos glúteos, nas partes internas dos braços e das coxas, ele é muito utilizado também para melhorar o contorno do rosto e diminuir a papada.  “O tratamento com esta nova tecnologia também favorece os glúteos, que ficam mais firmes e elevados”, destaca Cristine Carvalho, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS;

3. A radiofrequência combinada com o laser de baixa energia aquece o tecido numa profundidade de 5 a 10 mm com o objetivo de aumentar o metabolismo da gordura e estimular o colágeno, melhorando assim a aparência da pele e o contorno corporal. “O sistema de sucção associado à drenagem por roletes tornam a pele lisa para maior penetração da energia do laser e aumento da circulação sanguínea. Isso permite a redução do volume da célula de gordura na hipoderme (camada de gordura) e deixa a pele mais uniforme”, diz a médica.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98390:celulite-gordura-localizada-e-flacidez-conheca-o-tratamento-que-pode-acabar-com-os-tres-males-de-uma-vez-&catid=47:cat-saude&Itemid=328

Biomedicina Estética: Novo mercado em expansão


Os profissionais de Biomedicina contam com mais uma oportunidade de atuação: a área estética, regulamentada há dois anos no Brasil. “Este é o setor que mais cresce no mundo todo. A Biomedicina Estética cuida da saúde, bem estar e beleza do paciente, aplicando os melhores recursos”, explica a professora Patrícia Olaya, coordenadora do curso de Biomedicina da Anhanguera Unipli.

O mercado da beleza mantém um alto crescimento. Não somente produtos entram nesta perspectiva, os tratamentos estéticos também ganham evidência, como aponta uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que identifica que o Brasil teve 1252 cirurgias estéticas feitas por dia, entre setembro de 2007 a agosto de 2008.

Nesse segmento, o biomédico desenvolve, aplica e realiza tratamentos para disfunções dermato-fisiológicas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionado à pele e metabolismo. “É de responsabilidade do biomédico identificar, classificar e estudar os microorganismos que causam doenças, buscando medicamentos e vacinas para combate-las”, destaca a professora.

A aluna egressa do curso de Biomedicina da Anhanguera Unipli, formada em 2011, Paula Bergded Backer, identificou a oportunidade e há três meses trabalha em uma clínica de Biomedicina Estética, onde verifica, no dia a dia, as diversas possibilidades dessa área de atuação. “Minha motivação de seguir por esta área é trabalhar para pessoas que buscam o bem estar e a auto-estima através da melhoria da saúde”, conclui Paula.

Vestibular
Os interessados em ingressar no curso de Biomedicina em 2013, podem se inscrever no site www.vestibulares.br. A próxima prova será realizada no dia 24 de novembro, mas os candidatos também podem optar pelas provas agendadas às quartas, sextas ou sábados. A taxa de inscrição é de R$ 25. A Anhanguera Unipli localiza-se na Avenida Visconde do Rio Branco, 123, Centro – Niterói.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/editorias/educacao/plantao/biomedicina-estetica-novo-mercado-em-expansao

Tratamentos de beleza movimentam profissionais da estética em Belém

Cremes, massagens e micropigmentação são as alternativas para manter a aparência impecável 

'A beleza é fundamental'. O famoso ditado ilustra bem o por quê de mulheres (e homens também) não se descuidarem da aparência. Uma prova disso são as feiras, workshops e palestras sobre os temas que afligem, principalmente, a mulherada, como o rosto cheio de acnes e cravos ou as tão temidas gorduras localizadas e as celulites. Esses e outros assuntos são discutidos no II Estética Norte, iniciado neste domingo (18), em Belém.

Um dos exemplos é o tratamento apresentado pela farmacêutica bioquímica Maria de Lourdes Vertuan traz a possibilidade de modelar o corpo sem a necessidade de intervenções mais drásticas como as cirurgias plásticas. A alternativa, chamada Lipo Cosmética, consiste em utilizar cremes que tenham em sua composição princípios ativos extraídos da natureza, como plantas ou ervas (cavalinha, gengibre, etc.), que com as técnicas de massoterapia têm a capacidade de facilitar o processo de quebra de gorduras seja na barriga, na coxa, no braço ou em qualquer área do corpo em que a gordura esteja acumulada.

'As sessões e aplicações do produto variam conforme o organismo de cada pessoa, pois não temos o mesmo metabolismo. Às vezes, com 15 dias, a pessoa já pode perceber os resultados do tratamento', explica Maria de Lourdes. 

Outra importante forma de manter a estética impecável são os exames de DNA. Isso mesmo, aqueles testes de paternidade, onde se analisa todo o genoma humano, também podem auxiliar na identificação e consequentemente na prevenção de futuros problemas na pele, como rugas, manchas e flacidez. O procedimento é feito através da coleta da saliva e pode ser realizado tanto por homens quanto mulheres de qualquer idade. 'O custo é alto, cerca de R$ 1 mil, mas você realiza o exame apenas uma vez na vida e tem a possibilidade de iniciar tratamentos estéticos com bastante antecedência', revela a fisioterapeuta Ludmila Bonelli.



Agora, quem reclama de ter poucos pelos nas sobrancelhas pode contar com as técnicas da micropigmentação. São as famosas maquilagens definitivas, que com apenas três aplicações (uma aplicação e dois retoques) já se observa o resultado. O segredo é trabalhar adequadamente com a pigmentação da pele e utilizar as técnicas fio a fio (uma caneta a laser, com 14 agulhas bem pequenas e finas, faz design da sobrancelha fio a fio) ou os dermógrafos (aparelho semelhante a uma caneta faz ponturações com agulhas pequenas na pele). Nos dois casos são aplicados anestésicos para amenizar as dores na área trabalhada.



Fonte: http://noticias.orm.com.br/noticia.asp?id=618771&|tratamentos+de+beleza+movimentam+profissionais+da+est%C3%A9tica+em+bel%C3%A9m#.UK4NYGeTDJY

domingo, 18 de novembro de 2012

Por uma pele bronzeada, pessoas lotam centros estéticos, mas é preciso cautela


Umuarama – Com a aproximação da alta temporada, pessoas em busca de um corpo mais estético e bonito lotam espaços de tratamento de belezas e bem-estar. Em Umuarama, o número de mulheres e homens, com objetivo de ter uma pele mais bronzeada para o verão, cresce expressivamente e muitos optam por técnicas artificiais para ganhar as famosas marquinhas. 

“Neste período, muitas pessoas buscam este tipo de tratamento para alcançar o bronzeado perfeito. Não existe dúvida de que no verão o corpo fica muito mais à mostra e uma pele bronzeada, além de ficar mais bonita, esconde aquelas ‘imperfeiçõezinhas’, explica a esteticista, Michele Guedes.

Ela ressalta que a técnica artificial vem para suprir as exigências e a preocupação dos clientes, envolvendo principalmente o contato com o sol. Para ela, o método de bronzeamento artificial é mais seguro, comparado a uma exposição solar sem devido cuidado, que pode comprometer diretamente a saúde da pessoa. “Infelizmente nos dias atuais não se pode abusar do sol, por isso usamos os artifícios existentes como o bronzeamento.”

Diferente de Michele, a fisioterapeuta estética, Érika Matsuo defende o bronze natural, onde a matéria prima para deixar a pele morena é apenas o sol. Ela que trabalha com um método naturalista, diz que para um corpo bronzeado com saúde é necessário atenção e acompanhamento. “Quando a pessoa for se bronzear ela não pode deixar a pele ficar ressecada e para evitar o contato extremo com o sol é importante utilizar o protetor solar frequentemente”, explica. 

Para Érika, a maior vantagem de um bronzeamento natural é o de estimular o corpo a desenvolver vitaminas D, que são produzidas somente em contato com o sol. “É preciso ter cuidado, claro, mas também precisamos viver o sol, pois de maneira limitada, ele favorece para saúde”, complementa.
 
Atualmente, em média, são 15 centros estéticos que atuam com bronzeamento artificial na cidade. Para adquirir um bronzeado duradouro, esteticistas indicam cerca de três seções; o preço para cada atendimento pode custar até R$ 90. 

Sobretudo, o anseio por uma estética mais atraente leva centenas de pessoas a comprometerem a saúde da pele, onde o bronzeamento, por vez, é uma das principais ações de maior risco ao envelhecimento precoce, alergias, manchas e até mesmo ao câncer. Para se bronzear é necessário ter cautela e orientação, mas, muitos se esquecem dos problemas e se arriscam, fazendo um auto-bronzeamento, sem qualquer cuidado ou orientação necessária.

Para os especialistas, o hábito de se bronzear deve ser desestimulado entre as pessoas, pois agride diretamente a pele, causando, em alguns casos, situações irreversíveis. “Qualquer forma de bronzeado vai deixar a pele mais predisposta a manchas e ao envelhecimento, agora se ele for feito de forma inadequada os danos podem ser ainda piores”, cita a dermatologista, Gláucia Rodrigues. 

Conforme a especialista, os métodos de bronzeamento artificial são os mais contra-indicados, pois, se não aplicados com as determinadas precauções, podem se tornar tão prejudiciais quanto a exposição excessiva ao sol. “Na verdade, a técnica de bronzeamento artificial não é recomendada. Apesar de não avermelhar tanto, é o que mais envelhece e também o que mais causa alergias”, informa Gláucia. 

Em virtude disto, os dermatologistas são categóricos, quando o assunto é bronzeamento artificial, como ressalta a especialista. Em 2010, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso de câmaras de bronzeamento, uma técnica que, segundo artigos publicados pelo Ministério da Saúde, deixa o organismo vulnerável ao desenvolvimento de células cancerígenas. 

Porém, a dermatologista também contra-indica o bronzeamento caseiro e orienta para não utilizar métodos à base de produtos orgânicos. “[A pessoa] nunca deve usar fórmulas com manteiga, coca-cola, canela, cravo da índia, entre outras. Estas formulações podem causar, desde alergias até queimaduras sérias podendo deixar até mesmo cicatrizes.”

Como orientação às pessoas que têm o intuito se bronzear, Gláucia conclui que é necessário tomar cuidado com o horário do sol, e principalmente com o estado da pele. “Recomendamos que [a pessoa] tome um banho antes [de se bronzear] para não deixar resíduo de qualquer produto sob a pele, e frizamos a necessidade de respeitar os horários menos nocivos [antes da 10 horas e após as 16 horas].”
 

Mais proteção
Segundo a dermatologista, é indispensável a utilização do protetor solar diariamente, (mesmo que o intuito seja ficar bronzeado) sendo reaplicado de hora em hora. Ela acrescenta que qualquer pessoa que for se expor ao sol deve ficar bem longe do limão , pois, existem casos de queimaduras sérias todos os anos no consultório dela, causadas pelo sumo do fruto. Além do limão o cravo da índia, o figo, caju e a manga também são muito perigosos.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Por%20uma%20pele%20bronzeada,%20pessoas%20lotam%20centros%20est%C3%A9ticos,%20mas%20%C3%A9%20preciso%20cautela&NotID=33697


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Affair de Romário faz tratamentos para ser Miss Bumbum


Suposta namorada do ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário, a modelo Cibelle Ribeiro, representante do Ceará no concurso “Miss Bumbum Brasil 2012”, vem ganhando bem mais do que 15 minutos de fama. Aos 27 anos, a musa símbolo da preferência nacional da classe masculina não poupa esforços para manter as belas curvas em dia e nem esconde que o segredo para ter glúteos bem desenhados, durinhos e completamente livres de estrias e celulites, está na prática de muitos exercícios físicos e num arsenal poderoso de tratamentos estéticos.
Para sagrar-se a grande campeã da competição e faturar o bicampeonato para o estado do Ceará (no ano passado, a candidata cearense Rosana Ferreira levou o troféu para a casa), a loira natural de Fortaleza revelou com exclusividade ao Terra que tem caprichado nas aulas de ginástica e “batido o cartão” em clínicas especializadas em estética para fortalecer o atributo e deixá-lo impecável na final do concurso, marcada para o dia 30 de novembro.
“Tenho a genética muito boa e até tendência para emagrecer, mas malho quatro vezes por semana e faço tratamentos estéticos. Duas vezes por semana, faço sessões de corrente russa - aparelho de eletroestimulação responsável por promover o aumento da força e do volume muscular -, drenagem linfática e radiofrequência - tratamento feito com aparelhos de radiação eletromagnética, gerando calor e atingindo seletivamente as camadas profundas da pele para combater a flacidez e a celulite”, revela.

Preocupada em manter a beleza de seu bumbum para torná-lo campeão, a gata que encantou o baixinho mais famoso dos gramados brasileiros também recorre ao poder dos cremes hidratantes da marca norte-americana Victoria’s Secret e ao anticelulite da grife francesa Vichy para continuar dando um “olé” nos famosos furinhos da cútis.
 
Cuidado intensivo com a pele
Dona de uma cútis oleosa, a suposta musa do ex-craque Romário se vê obrigada a adotar cuidados intensivos e diários até mesmo com o rosto. Para controlar a oleosidade e o brilho excessivo, a loira procura sempre lavá-lo com sabonete específico para seu tipo de pele. “Além disso, uso creme anti-idade da marca americana Esteé Lauder na área dos olhos, de manhã e à noite, e faço sessões de laser de colágeno de vez em quando”, diz.

Econômica apenas quando o assunto é a maquiagem, a candidata do Ceará no “Miss Bumbum Brasil 2012” é adepta de make básica, composta apenas por base, blush, batom cor de boca e máscara para cílios.

Dieta e cirurgias plásticas
Apesar de contar com a generosidade da mãe natureza, a modelo Cibelle Ribeiro teve de mudar alguns hábitos para delinear bem as curvas e ganhar ares de mulherão. “Como sempre fui magrinha, precisei começar a malhar e mudar a alimentação para ter mais corpo. Hoje, não tomo refrigerantes e evito frituras e doces”, conta.

Vaidosa, a cearense que se submeteu a um raio-X do bumbum em agosto deste ano para provar que não tem silicone no bumbum, também já recorreu ao bisturi para conquistar a silhueta dos sonhos. “Coloquei próteses nos seios, fiz lipoaspiração na barriga e rinoplastia para corrigir um desvio de septo e afinar a ponta do nariz”, entrega a candidata que assume ser extremamente exigente com sua aparência. “Fico o tempo todo procurando defeitos para poder sempre melhorar. Agora mesmo, estou só esperando o concurso terminar para eu poder aumentar minha prótese de mama e fazer outra lipo para reduzir mais as medidas da cintura”, confessa.


Fonte: http://beleza.terra.com.br/sua-pele/dica-das-estrelas/affair-de-romario-faz-tratamentos-para-ser-miss-bumbum,d6717bd81abfa310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html